Fontes de Financiamento

O Pós-Cultura recebe bolsas de estudos de diferentes agências: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
 
Atualmente, o Mestrado Acadêmico possui 20 (vinte) bolsas da CAPES e 8 (oito) bolsas da FAPESB. O Doutorado possui 21 (vinte e uma) bolsas da CAPES e 13 (treze) bolsas da FAPESB. O número de bolsas pode variar ao longo do tempo em função da demanda ou por restrições dos órgãos de fomento. Os/as alunos/as do Doutorado contam com bolsas para realização de doutorado sanduíche no Brasil ou no Exterior, sendo a disponibilidade também variável.
 
O programa possui atualmente 1 (uma) bolsa de doutorado sanduíche CAPES/PRINT, além de bolsas de Produtividade em Pesquisa ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.
 
Contamos ainda com bolsas de iniciação científica, destinadas à participação de alunos/as da graduação, ligadas aos projetos de pesquisas dos/as professores/as permanentes. Tais bolsas são financiadas pela própria UFBA ou pelo CNPq. Além das bolsas de estudos, alguns projetos de pesquisa recebem aportes da CAPES e do CNPq através de editais.
 
O Pós-Cultura recebe incentivo da CAPES e do CNPq para qualificação do seu corpo docente através das bolsas de Pós-doutorado no Brasil e no Exterior e da concessão de auxílio financeiro para a participação em eventos nacionais e internacionais.
 

AUXÍLIO FINANCEIRO AO ESTUDANTE

O Pós-Cultura, através da Pró-Reitoria de Pós-graduação, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil e de agências financiadoras nacionais e estaduais, tem a sua disposição diversas oportunidades de auxílio financeiro para seus alunos, com critérios estabelecidos em editais internos que levam em conta o programa de cotas adotado pelo programa, critérios sócio econômicos e também de produtividade acadêmica.

PROAE - A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil foi criada em 2006 para concentrar esforços e otimizar recursos para a permanência de estudantes de graduação e pós graduação em situação de risco social. Através da PROAE o estudante pode ter acesso à residência universitária, aos restaurantes universitários, creches, auxílio transporte, bolsas de apoio. Para ter acesso aos benefícios é preciso realizar um cadastro

Mais informações www.proae.ufba.br

FAPESB – A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia fornece bolsas de mestrado e doutorado através da Pró-Reitoria de Pós-graduação e dos programas. As bolsas são encaminhadas aos programas que são responsáveis pela distribuição e critérios de seleção. A Pós-Cultura realiza edital interno para seleção das bolsas mediante critérios que levam em conta a situação socioeconômica do estudante, além de itens como cotas, produtividade e desempenho, no caso das renovações. O estudante precisa criar um cadastro de pesquisador no site da instituição, reunir uma série de documentos e aguardar o edital lançado pelo programa.

Mais informações www.fapesb.ba.gov.br

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma agência do governo federal que oferece diversas modalidades de auxílios para o estudante no Brasil e no exterior. As bolsas podem ser oferecidas diretamente pela instituição ou através de edital do Pós-Cultura.

Mais informações www.cnpq.br

Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior fornece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação para atividades no Brasil e exterior, além de auxílio moradia e auxílio para participação em eventos nacionais e internacionais. O Pós-Cultura possui uma cota de bolsas que são distribuídas regularmente para os estudantes de mestrado e doutorado, mediante edital interno do programa.

Mais informações www.capes.gov.br

PROAP – Programa de Apoio à Pós-graduação é um auxílio para professores e estudantes do programa para a realização e participação de eventos. Os recursos vêm da Capes e são distribuídos dentro do programa que realiza o ordenamento através de critérios estabelecidos em seu regimento interno. Para mais informações sobre esta forma de auxílio, o estudante deve procurar a secretaria do programa.

 
Português, Brasil