As cartas da Rolling Stone Brasil: Uma análise sobre os comentários dos leitores acerca da cobertura musical e cultural da revista

DISCENTE: DANIEL MENDES DA SILVA SANTANA
DATA: 06/03/2020
HORA: 14:30
LOCAL: IHAC
TÍTULO: 
As cartas da Rolling Stone Brasil: Uma análise sobre os comentários dos leitores acerca da cobertura musical e cultural da revista.



RESUMO:

Esta dissertação de mestrado está fundamentada na elaboração de uma análise cultural, de viés crítico, alinhada à metodologia científica da disciplina teórica denominada análise de conteúdo, sobre os comentários dos leitores publicados na seção de cartas da revista Rolling Stone Brasil, intitulada Mensagens de Amor & Ódio. Com tal análise, de cunho qualitativo, buscou-se compreender, como problemática de trabalho, os diferentes posicionamentos realizados no período: julho a outubro de 2016, no qual a revista publicou uma série especial em comemoração aos seus dez anos. A análise foi construída inicialmente por uma abordagem contextual sobre a revista Rolling Stone nos Estados Unidos, assim como no Brasil (em suas duas fases distintas). A partir de categorias como: música pop, música popular, cultura pop, cultura popular, cosmopolitismo estético, distinção e valor(es), dente outras pensadas durante a verificação dos distintos comentários dos leitores em relação à cobertura editorial (musical/cultural) desta publicação, foi realizada também uma abordagem conceitual como mais uma proposta de análise com o intuito de proporcionar uma maior compreensão sobre as questões que foram trabalhadas nesta pesquisa. 



PALAVRAS-CHAVE:

Revista Rolling Stone, Comentários, Leitores,



PÁGINAS: 165

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Sociologia

SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas



MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 1684632 - RITA DE CASSIA ARAGAO MATOS

Interno - 1748775 - ADRIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO

Externo à Instituição - NADJA VLADI CARDOSO GUMES - UFBA

Português, Brasil
Data da Defesa: 
sexta-feira, 6 Março, 2020 - 14:30