Dúvidas Frequentes

O processo de seleção para o programa de bolsas do Pós-Cultura foi reformulado. Vide edital de concessão de bolsas de formação acadêmica em nível de mestrado e doutorado com vigência até maio de 2020.

Edital: http://www6.poscultura.ufba.br/sites/poscultura.ufba.br/files/edital-02-2019-selecao-bolsas-de-formacao-academica-mestrado-doutorado-pos-cultura.pdf

Alunos ranqueados à espera da aplicação das próximas bolsas de mestrado e doutorado que forem disponibilizadas até maio de 2020: http://www6.poscultura.ufba.br/sites/poscultura.ufba.br/files/lista-de-ranqueados-edital-02-2019-selecao-bolsas-de-formacao-academica-mestrado-doutorado-pos-cultura-apos-recursos.pdf

EXAME DE QUALIFICAÇÃO
 
Para realizar o exame de qualificação, o/a estudante deve estar devidamente matriculado no componente Exame de Qualificação. Além disso, deve observar o prazo estabelecido pelo regimento do programa, que determina que o exame deve ser realizado em, no máximo, 2 semestres para mestrado e 4 semestres para doutorado.
 
O orientador e o discente  deverão preencher todos os encaminhamentos para a solicitação de banca através do SIGAA.
 
Para que o exame de qualificação seja agendado, o/a estudante precisa entregar, para todas as pessoas da banca, em um único volume:
projeto reformulado;
  • memorial (opcional);
  • plano de trabalho com sumário e descrição dos capítulos;
  • um capítulo da tese ou dissertação.
  • Defesa de Tese / Dissertação 
 
PROCESSO DE DEFESA
 
Para o processo de defesa, o/a aluno deverá:
  •  Realizar a solicitação via sistema SIGAA
  •  Cópia da tese/dissertação, que deve ser enviada para a banca. O prazo máximo de defesa é de 4 semestres para o mestrado e 8 para o doutorado.
 
 
ETAPAS PROCESSUAIS PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA
 
Os procedimentos a seguir estão em conformidade com o Regimento Interno do Programa. Por favor, consulte especialmente a Seção VI e o Artigo 21 e verifique com o seu orientador antes de realizar algum procedimento.
 
Etapa 1
Com o(a) orientador (a), preencher o formulário “INDICAÇÃO DE BANCA”. A entrega do formulário poderá ser presencialmente na secretaria do programa ou por e-mail (culturas@ufba.br) e deverá estar assinado pelo orientador(a). Será necessário anexar o comprovante de aprovação de proficiência em Língua, no caso do mestrado (1 opção de língua) e no caso do doutorado (2 opções).
Também deverá ser enviado por email uma cópia da dissertação/tese em formato ‘WORD” contendo título e resumo em Português e Inglês.
Obs: Só serão aceitos os formulários que contenham todas as informações solicitadas.
 
Etapa 2
Se Exame de Qualificação, o estudante deve entregar para cada membro da banca, em volume único:
  • Projeto
  • Memorial (opcional, consulte o Orientador)
  • Plano de trabalho (sumário e descrição dos capítulos)
  • No mínimo um capítulo
Se Defesa, entregar:
  • Cópia do trabalho final (encadernação simples)
Etapa 3
Antecipar com a Secretaria do Programa:
  • As documentações das qualificações e defesas deverão ser retiradas na secretaria do programa com antecedência mínima de 02 dias.
  • Os equipamentos eletrônicos (notebook e datashow) deverão ser retirados no dia do exame na Central de Atendimento ao Estudante do IHAC 1º Andar PAF 5. Obs: O Instituto não realiza reserva de equipamentos.
  • Os documentos assinados pelos professores integrantes da banca deverão ser devolvidas à
  • secretaria do programa.
  • As chaves das salas do PAF 5 deverão ser retiradas no mesmo local dos equipamentos (Central de Atendimento ao Estudante do IHAC 1º Andar PAF 5). Quando o exame acontecer em outros PAF’S o estudante deverá se dirigir a recepção do prédio.
 
PRAZOS E PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA
 
Em até 45 dias após a Defesa o estudante deverá entregar na Secretaria para homologação do Colegiado:
  • 1 volume do trabalho final impresso (ver instrução 2)
  • 1  cópia em mídia digital (CD/DVD), da tese em arquivo PDF
  • Cópia da página inicial do trabalho no Repositório Institucional da UFBA
  • Formulário DataCAPES
  • Formulário Declaração do Orientador para Entrega Definitiva
 
FORMATO FINAL
 
Encadernar em capa dura cor vinho (doutorado) ou azul royal (mestrado), com letra prata e fonte Times News Roman, constando título e nome do autor na lombada. Após a capa dura, devem constar:
  • Capa
  • Folha de rosto
  • Ficha catalográfica no verso da folha de rosto (elaborada na Biblioteca da UFBA)
  • Cópia da folha da ata da defesa
 
PUBLICAÇÃO
  • A Ficha Catalográfica (geração automática) está disponível no site https://sibi.ufba.br/servicos. Entre em contato com a bibliotecária através do e-mail <rmlobo@ufba.br> para mais informações.
  • O Cadastro no Repositório Institucional da UFBA é feito no próprio portal através do link: https://repositorio.ufba.br/ri/register; após se registrar, solicite ao administrador permissão para incluir o seu trabalho final na respectiva página.