Proposta

O objetivo essencial do Pós-Cultura é formar docentes e/ou pesquisadores/as com perfil profissional para desempenhar atividades acadêmicas e profissionais na sua área de concentração em Cultura e Sociedade. 
 
Apoiado nos princípios da interdisciplinaridade, o Programa busca habilitar com excelência seus estudantes a fim de exercerem atividades de ensino, pesquisa, extensão em universidades e faculdades públicas e privadas; em institutos de ensino profissional, científico e tecnológico; e na educação básica das redes pública e privada. 
 
A atuação se estende aos amplos ambientes de fomento e gestão cultural e suas articulações na vida em sociedade, cooperando para os avanços e à produção de conhecimento através da participação ativa dos seus discentes, docentes e egressos em eventos científicos e culturais, publicação de artigos, livros e periódicos; além da constante troca efetivada nos grupos de pesquisa que compõem a Pós-Cultura.
 
É também um desafio significativo proporcionar aos/às discentes e egressos uma formação que possibilite a sistematização, o desenvolvimento e a orientação em pesquisas ligadas à área de cultura e sociedade, potencializando e difundindo, desta forma, as atividades do Pós-Cultura no âmbito acadêmico baiano, nacional e internacional.

Público-alvo:

Profissionais de quaisquer áreas interessados na formação acadêmica em nível de Mestrado e Doutorado para atuar no campo interdisciplinar da cultura, tanto em pesquisa científica quanto no magistério superior.
 

MISSÃO:

Atuar no âmbito dos estudos e pesquisas em torno da cultura, entendida em uma perspectiva multidisciplinar, considerando, sobretudo, a complexidade das sociedades da atualidade, marcadas por problemas transversais e multidimensionais em análises que contemplem as interfaces entre o campo da Cultura com as noções de Desenvolvimento, Identidade e Arte.

VISÃO:

Tornar-se uma forte referência sobre os estudos da cultura no Brasil e na América Latina, produzindo reflexão constante sobre questões que exigem abordagens multidisciplinares, quer seja do ponto de vista epistemológico, quer seja do ponto de vista institucional.

VALORES:

    1.    Ampliação das dimensões da cultura no Mundo Contemporâneo;
    2.    Reflexão crítica acerca do campo da cultura;
    3.    Caráter inter/multidisciplinar;
    4.    Estudo das sociedades em suas complexidades;
    5.    Tendências multidisciplinares da contemporaneidade,
    6.    Transversalidade na compreensão/construção de saberes;
    7.    Pensamento lúcido e inovador

 

Português, Brasil