O objetivo essencial do Pós-Cultura é formar docentes e/ou pesquisadores/as com perfil profissional para desempenhar atividades acadêmicas e profissionais na sua área de concentração em Cultura e Sociedade.
Apoiado nos princípios da interdisciplinaridade, o Programa busca habilitar com excelência seus estudantes a fim de exercerem atividades de ensino, pesquisa, extensão em universidades e faculdades públicas e privadas; em institutos de ensino profissional, científico e tecnológico; e na educação básica das redes pública e privada.
A atuação se estende aos amplos ambientes de fomento e gestão cultural e suas articulações na vida em sociedade, cooperando para os avanços e à produção de conhecimento através da participação ativa dos seus discentes, docentes e egressos em eventos científicos e culturais, publicação de artigos, livros e periódicos; além da constante troca efetivada nos grupos de pesquisa que compõem a Pós-Cultura.
É também um desafio significativo proporcionar aos/às discentes e egressos uma formação que possibilite a sistematização, o desenvolvimento e a orientação em pesquisas ligadas à área de cultura e sociedade, potencializando e difundindo, desta forma, as atividades do Pós-Cultura no âmbito acadêmico baiano, nacional e internacional.
Público-alvo:
Profissionais de quaisquer áreas interessados na formação acadêmica em nível de Mestrado e Doutorado para atuar no campo interdisciplinar da cultura, tanto em pesquisa científica quanto no magistério superior.
Missão:
Atuar no âmbito dos estudos e pesquisas em torno da cultura, entendida em uma perspectiva multidisciplinar, considerando, sobretudo, a complexidade das sociedades da atualidade, marcadas por problemas transversais e multidimensionais em análises que contemplem as interfaces entre o campo da Cultura com as noções de Desenvolvimento, Identidade e Arte.
Visão:
Tornar-se uma forte referência sobre os estudos da cultura no Brasil e na América Latina, produzindo reflexão constante sobre questões que exigem abordagens multidisciplinares, quer seja do ponto de vista epistemológico, quer seja do ponto de vista institucional.
Valores:
-
Ampliação das dimensões da cultura no Mundo Contemporâneo;
-
Reflexão crítica acerca do campo da cultura;
-
Caráter inter/multidisciplinar;
-
Estudo das sociedades em suas complexidades;
-
Tendências multidisciplinares da contemporaneidade;
-
Transversalidade na compreensão/construção de saberes;
-
Pensamento lúcido e inovador.