O surgimento do Programa atendeu a necessidade de formação em pesquisa e estudos sobre a cultura a partir da área de concentração em Cultura e Sociedade e em três linhas de pesquisa: Cultura e Arte, Cultura e Desenvolvimento, Cultura e Identidade.
Com a titulação da primeira turma, em 2007, (mestrandos ingressos em 2005), deu-se continuidade ao conjunto de atividades diretamente relacionadas aos objetivos e desenvolvimento de uma proposta multidisciplinar no estudo da cultura. Ao longo desses anos de funcionamento, o Programa tem direcionado esforços no sentido de sua consolidação.
A inserção e impacto da linha de concentração do Pós-Cultura pode ser mensurada em várias áreas: nas políticas culturais, nas discussões sobre patrimônio cultural, sobre identidades de gênero, sexualidade e étnico-raciais, nas relações entre as artes e a cultura popular e as identidades. O Pós-Cultura é hoje um dos maiores centros de estudo e de formação em políticas culturais do Brasil, o mesmo pode ser dito em relação às interfaces entre cultura, gênero e sexualidade.
Português, Brasil