Museu Carlos Costa Pinto recebe lançamento do livro “O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte”

O Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura promove no dia 28 de novembro, a partir das 15h, no Museu Carlos Costa Pinto, o lançamento do livro “O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte”. A publicação celebra os 10 anos de atividade do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq (UFBA e UFRB) e coordenado pela professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Renata Pitombo Cidreira. O livro reúne 12 artigos de pesquisadores do grupo distribuídos em três grandes eixos temáticos: Criações visuais, Pluralidades Corporais e Aparências Midiatizadas, além da introdução do professor Monclar Valverde, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“A crítica que negava o belo no século 20 tem dado lugar ao questionamento sobre novas possibilidades de reconhecimento de novos padrões de beleza, redefinindo o seu papel nos processos de criação e fruição da atualidade. A partir desse cenário, os textos procuram apreender novas concepções da beleza, tendo o corpo vestido ou a composição da aparência como elemento norteador das discussões”, explica Renata Pitombo.

Bem recebido pelo público, o livro já foi lançado em Porto Alegre, no 15º Colóquio de Moda, em Cachoeira; no 6º Seminário Corpo, Moda e Performance, na Feira do livro de Feira de Santana. O Museu Carlos Costa Pinto, que receberá o lançamento em Salvador, foi o local escolhido pela equipe de produção do grupo para a produção da imagem da capa. Com direção de arte assinada pela Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira e pelo fotógrafo e designer gráfico Leto Carvalho, a imagem que ilustra a capa do livro busca um olhar contemporâneo para a pintura do artista Johannes Vermeer "Moça com Brinco de Pérola" de 1665.

SOBRE A CAPA

Fernanda Barbosa usa turbante montado em malha azul com estampa Amores de Oxum, assinada pela designer baiana Goya Lopes, finalizado com cetim dourado (acervo de produção). Na orelha, brinco de pérola feito exclusivamente para a produção pela marca baiana A&T Joias. Jaqueta e camisa alfaiataria branca, tudo acervo de produção. Fotos assinadas pelo fotógrafo e designer gráfico Leto Carvalho, no jardim do Museu Carlos Costa Pinto (Salvador, Bahia, Brasil).

Direção de Arte: Renata Pitombo Cidreira e Leto Carvalho Direção de Estilo: Gina Reis

Produção de Estilo: Gina Reis, Larissa Molina, Renata Leahy e Theo Cruz Modelo: Fernanda Barbosa