- English
- Español
- Português
Etevaldo Santos Cruz defenderá tese intitulada: Tão óbvio que cega: das dinâmicas gestuais entre o material, o atitudinal e a presença em Arthur Bispo do Rosário
DISCENTE: ETEVALDO SANTOS CRUZ
DATA DA DEFESA: 30/11/2020
HORÁRIO: 14H
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/sala-de-defesa-de-doutora...
TÍTULO: TÃO ÓBVIO QUE CEGA: DAS DINÂMICAS GESTUAIS ENTRE O MATERIAL, O ATITUDINAL E A PRESENÇA EM ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO
RESUMO: Esta pesquisa, de natureza conceitual, analisa o gesto artístico do artista sergipano, Arthur Bispo do Rosário, como uma postura atitudinal que ultrapassa a materialidade da obra, impondo-se enquanto instituição de sentidos. Esta pesquisa oferece novas possibilidades de abordagens sobre a referida obra, considerando o modo intercambiável entre a experiência do sujeito e as permeabilidades históricas e culturais que passam a compor a fisionomia do estilo, da presença e da forma de composição da aparência, entrelaçados em dimensões de teatralidade, espetacularidade e performance. Tais aspectos estão marcados por elementos de ancestralidade, cujas forças revelam a experiência perceptiva de Bispo como atitude instituinte. Diante da complexidade imposta pela obra e considerando o aspecto decisivo do gesto como meio astucioso de afirmação de si, esta pesquisa, privilegiando uma perspectiva multidisciplinar como estratégia para dar conta das noções que presidem nossa abordagem, metodologicamente lançou mão de diferentes perspectivas que convergiram em direção aos sentidos que permeiam nossas ações, em perspectivas históricas, sensíveis, ancestrais, sociológicas, antropológicas, estéticas e poéticas. Nesse sentido, acionamos os autores: Maurice Merleau-Ponty, a partir da perspectiva fenomenológica; Luigi Pareyson para tratarmos da estética da formatividade e estilo, David Le Breton na compreensão da dimensão antropológica do gesto; Jean-Marie Pradier e Armindo Bião para tratarmos da teatralidade e espetacularidade; Paul Zumthor sobre os estudos da performance e Achille Mbembe para prestarmos conta a respeito da filosofia, da raça e da ancestralidade. A pesquisa se debruçou como uma, dentre muitas perspectivas possíveis, de abordagem a respeito do gesto artístico de Arthur Bispo do Rosário, nos colocando no desafio de propor a reflexão sob a perspectiva multidisciplinar. Tal posicionamento, assinala uma das contribuições originais desta pesquisa sobre o artista, tomando como ponto de partida o entrecruzamento de saberes e sentidos que se ancoram em uma dimensão estética de compreensibilidade, através de conjunto heterogêneo de referências, demonstramos como a pesquisa de sentidos pode oferecer uma compreensão ampliada das possibilidades que são instituídas no cruzamento desses saberes.
PALAVRAS-CHAVE: Gesto; Arthur Bispo do Rosário; performance; sentidos; presença; percepção; astúcia.
BANCA EXAMINADORA:
- Profa. Dra Renata Pitombo Cidreira - Universidade Federal da Bahia (UFBA) Orientadora
- Profa. Dra Edilene Dias Matos - Universidade Federal da Bahia (UFBA)- Examinadora interna
- Profa. Dra Rita de Cássia Aragão Matos - Universidade Federal da Bahia (UFBA) -Examinadora interna.
- Profa. Dra Beatriz Ferreira Pires - Universidade de São Paulo (USP) – Examinadora externa.
- Profa. Dra Giovana Dantas - Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Examinadora externa.