Bruno do Vale Novais defenderá tese intitulada: Entraves internos, autobloqueios internacionais: um olhar sobre dilemas da diplomacia cultural do Estado brasileiro

Você já ouviu falar em diplomacia cultural? É sobre este tema que Bruno do Vale Novais desenvolveu a sua tese de doutorado, sob a orientação do professor doutor José Roberto Severino, no Pós-Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que já tem data marcada para defesa. Antes de dar o aviso completo, breve explicação sobre o tema e a pesquisa trabalhada por Bruno.

O doutorando pretende afirmar que a diplomacia cultural do Brasil na atualidade se depara com um dilema central: superar entraves internos que geram autobloqueios internacionais. Para isso, Bruno recorta o seu olhar analítico e identifica mais duas perguntas investigativas. A primeira é a seguinte: como tem sido realizada a diplomacia cultural brasileira nos dias de hoje? E a segunda, por sua vez, indaga: qual é o discurso do Estado brasileiro sobre a sua atuação no campo da diplomacia cultural contemporânea? Essa curiosidade intelectual gerou um trabalho árduo de pesquisa para fins de produção de tese de doutoramento cujo título é: “Entraves internos, autobloqueios internacionais: um olhar sobre dilemas da diplomacia cultural do Estado brasileiro”.

Feita essa breve motivação sobre o trabalho, deixemos, aqui, os comunicados oficiais, a começar pela banca examinadora:
  1. Professor doutor José Roberto Severino (Pós-Cultura/UFBA) - Orientador
  2. Professora doutora Edilene Dias Matos (Pós-Cultura/UFBA) - Examinadora interna
  3. Professora doutora Rita de Cássia Aragão Matos (Pós-Cultura/UFBA) - Examinadora interna
  4. Professora doutora Mônica Leite Lessa (IFCH/UERJ) - Examinadora externa
  5. Professor doutor Hélder Ferreira do Vale (PPGRI/UFBA) - Examinador externo
A data, o local e a modalidade da banca de defesa estão assim definidas:

Venha assistir esta defesa e entender mais um pouco sobre a diplomacia cultural do Brasil pela ótica da pesquisa acadêmica feita na Universidade Federal da Bahia.

Ah, antes de terminar, uma breve apresentação do discente que defenderá a sua tese: Bruno do Vale Novais é doutorando em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), também da UFBA, e do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni), da Universidade de São Paulo (USP). Estuda política cultural desde 2007, na iniciação científica no Cult. Defendeu monografia sobre as relações internacionais do Ministério da Cultura na gestão de Gilberto Gil (2003-2008), na Faculdade de Comunicação da UFBA em 2009; e defendeu dissertação de mestrado sobre a diplomacia cultural do Brasil na gestão de Lula (2003-2010) no ano de 2013, no Pós-Cultura da UFBA.

Participe!
Data da Defesa: