Comemorações de 15 anos do IHAC

O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) tem o prazer de convidar a Comunidade Universitária para o evento de comemoração de seus 15 anos de fundação, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro (quinta e sexta-feira) no campus de Ondina da UFBA.

A programação foi pensada e planejada pelo Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura (NEXT) em parceria com estudantes e laboratórios do IHAC.

Confira a seguir a programação completa e participe!

16/11 (QUINTA-FEIRA)
15h às 17h | 3º andar do Bloco A (prédio novo do IHAC)
- Pesquisa e Extensão no IHAC [SAIBA MAIS AQUI]
Exposição de pôsteres e evento de apresentação de grupos de pesquisa e projetos de extensão permanentes do IHAC. Haverá certificação com carga horária de 2 horas para participantes.

17h30 às 20h | Galeria, recepção do Bloco B e 3º andar do Bloco A.
- Abertura da Exposição “O IHAC é…” [SAIBA MAIS AQUI]
Dividida em três espaços, a exposição celebra os 15 anos do IHAC com a apresentação de cartas enviadas pela comunidade, obras de artistas da UFBA criadas especialmente para esta ocasião e projetos criativos de alguns laboratórios do Instituto [SAIBA MAIS SOBRE O "ANDAR 3.0 - O NOVO JÁ CHEGOU!"].

17h30 às 20h | Vão do Bloco A
- Fala da Direção do IHAC

- Apresentação do projeto da nova logo do IHAC (Equipe ICON e prof. Francisco Barretto)
Proposta interativa desenvolvida pela equipe do ICON (Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Interatividade, Computação e Novas Interfaces), sob coordenação do professor Francisco Barretto (IHAC), tendo como principal referência estética a obra do escultor, pintor e desenhista Athos Bulcão. A ideia se apropria da tecnologia digital e de processos randômicos de associação de padrões para criar inúmeras possibilidades a partir de quaisquer referências textuais fornecidas. Para a escolha da nova logo do IHAC, serão apresentadas algumas propostas desenvolvidas a partir dessa técnica e caberá à comunidade do Instituto decidir qual desenho será o escolhido.

- Exibição de vídeo-carta criado pelos estudantes do componente Políticas Culturais e pela profa. Paola Barreto (IHAC) [CONFIRA A FICHA TÉCNICA AQUI]

- Composições eletrônicas, com o prof. Cristiano Figueiró (IHAC).

17/11 (SEXTA-FEIRA)
15h às 17h e 19h às 21h | 3º andar do Bloco A
- Oficina de Encadernação e Livro do Artista – Arte de Quinta (CABIA)

18h às 19h | 3º andar do Bloco A
- Portal das Memórias (visita interativa e guiada e conversa com a Equipe ICON)
Portal das Memórias é uma instalação interativa imersiva que mergulha os visitantes em um universo único de lembranças e experiências do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos ao longo de seus 15 anos de existência. Esta experiência envolvente transporta o público por meio de um portal digital que conecta passado e presente, enquanto explora narrativas multidisciplinares, cria conexões emocionais e celebra a rica diversidade de histórias que compõem a trajetória do IHAC. Este é um convite para descobrir e compartilhar as memórias que moldaram nossa comunidade e continuar a construir o futuro. A obra foi criada especialmente para os 15 anos do IHAC e ficará disponível até o dia 22/11.

Equipe responsável: Francisco Barretto, Vitor Rizzato, Lucas Adorno, Eduardo Monteiro, Vivian Lago, Laura Marques, Thiago Leal, Kaynan Neves, Caio Cabral, Thiago Moreira, Giovanna Lima.