Conferência "Aceleração e Ressonância no Mundo Pós-COVID"

Conferência "Aceleração e Ressonância no Mundo Pós-COVID"
Português, Brasil
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFBA), com o apoio do Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra, Portugal), Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFBA), Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFBA), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFBA) e Caderno CRH (UFBA), convidam a comunidade acadêmica para participar da conferência "Aceleração e Ressonância no Mundo Pós-COVID", ministrada pelo professor Hartmut Rosa (Instituto de Sociologia da Universidade de Jena, Alemanha). A conferência terá como debatedor e moderador, respectivamente, os professores Elísio Estanque (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, UFBA; Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal) e Ricardo Pagliuso Regatieri (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, UFBA). Confira abaixo os detalhes:
 
Data: 06/09/2023
Horário: 14h
Local: Auditório do Pavilhão Raul Seixas, campus da UFBA de São Lázaro
 
Hartmut Rosa é professor de Sociologia Geral e Teoria Sociológica no Instituto de Sociologia da Universidade de Jena (Alemanha). Doutor em Ciência Política pela Universidade Humboldt de Berlim, atuou como professor na New School for Social Research em Nova Iorque e nas universidades alemãs de Essen, Augsburg e Erfurt. É autor, entre outros livros, de Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade (Editora Unesp, 2019), Resonancia: una sociología de la relación con el mundo (Katz Editores, 2019) e Tardomodernidad en Crisis: por un horizonte social alternativo (Ned Ediciones, 2022). Seu último livro, When Monsters Roar and Angels Sing: eine kleine Soziologie des Heavy Metal (Kohlhammer Verlag, 2023), leva a cabo uma análise sociológica do heavy metal.
 
A conferência buscará, primeiramente, definir a natureza e a forma de manifestação da crise do coronavírus, utilizando-se dos recursos da teoria da aceleração. Para tanto, o ponto central é o diagnóstico de uma desaceleração social politicamente induzida e objetivamente mensurável. Com base nisso, em uma segunda etapa, serão apuradas as consequências teórico-sociais, tomando-se em consideração, por um lado, a teoria dos sistemas e, por outro, abordagens neomarxistas.