Confira a programação do ENECULT 2020

Em 2020, o XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), se realizará de 15 a 18 de setembro de 2020, em formato on-line. O evento se configura como o maior evento de estudos da cultura realizado no país e terá inscrições gratuitas este ano, com inscrições através do site www.enecult.ufba.br.

Compreendendo a cultura na sua dimensão antropológica, o encontro pretende, com o mote “cultura é vida”, auxiliar na ampliação do entendimento amplo do que a cultura representa no nosso dia-a-dia e que está para além das artes. Ressaltar que “cultura é vida” é fundamental se considerarmos o descaso e a irresponsabilidade com que tem sido tratada a pandemia do novo coronavírus no Brasil e as numerosas perdas humanas, vítimas da infecção viral. Pensar o papel da cultura nesses tempos é também vital pela sua capacidade de entreter, afinal, com o isolamento social o consumo cultural passou a ser notado pelas outras formas de chegar aos diversos públicos. Tornou-se um dos programas da quarentena participar de lives e intensificar o consumo cultural em casa (webseries, filmes, músicas, …).

Em nossa edição comemorativa de 15 anos, em 2019, contamos com a participação de mais de 1000 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e ativistas do campo da cultura. Neste ano, o Encontro pretende tensionar esses temas tão caros desse momento contemporâneo. Ao tempo em que lamentamos profundamente as mortes decorrentes da crise sanitária e o atual contexto político pelo qual passamos, com sistemático desmonte das instituições públicas de ensino superior e da cultura, avaliamos como relevante a manutenção e consolidação desse espaço de diálogo e difusão científica.