IHAC divulga a programação completa da Abertura do Semestre 2023.2

A Comissão Organizadora da Abertura do Semestre 2023.2 do IHAC acaba de divulgar a programação completa do evento, que acontece de 15 a 18 de agosto no prédio do Instituto e também no PAF-V. O encontro é dedicado a toda a comunidade do IHAC e vai contar com espaços para tirar dúvidas, tour pelo Instituto, dinâmicas de integração, roda de terapia comunitária, bate-papo, mostra de cinema, sarau e muito mais.

A Abertura do Semestre 2023.2 do IHAC é uma iniciativa do Projeto IHAC Presente em parceria com a REUNI (Recepção Unificada Interdisciplinar) e os Centros Acadêmicos do Instituto e conta com a colaboração de estudantes, docentes e técnicos do Instituto. Confira todos os detalhes a seguir:

Dia 15/08 (terça)

.: 15h às 20h: Abertura da exposição “Arte por um fio” — A atividade ocorrerá todos os dias do evento, na galeria do prédio novo do IHAC

.: 15h às 16h: Perdidx no salão? Chega junto que a gente te orienta! — Acolhimento e tira-dúvidas geral, no vão do prédio novo do IHAC

.: 16h às 18h: O que é o IHAC? Onde vive? Do que se alimenta? — Boas-vindas + Tour pelo Instituto e seus setores

.: 18:30h às 19h: Perdidx no salão? Chega junto que a gente te orienta! — Acolhimento e tira-dúvidas geral, no vão do prédio novo do IHAC

.: 19h às 20h: O que é o IHAC? Onde vive? Do que se alimenta? — Boas-vindas + Tour pelo Instituto e seus setores

Dia 16/08 (quarta)

.: 15h às 20h: Exposição “Arte por um fio” — A atividade ocorrerá todos os dias do evento, na galeria do prédio novo do IHAC

.: 14h às 16h: Já passou da hora de falarmos sobre capacitismo e acessibilidade — Roda de conversa com discentes com neurodivergência do IHAC, o CAUFBA (Coletivo de Autistas da UFBA) & o CPcD (Coletivo de Alunos PCD da UFBA), no Auditório do PAF 5. Falaremos sobre o que é capacitismo e como isso implica em dificuldades que a pessoa com deficiência têm para acessar os espaços da universidade e como as pessoas ao redor podem ajudar a tornar o ambiente mais acessível.

.: 16:30h às 18h: E quando a festa acabar? Opções de rolê após o 1º ciclo — Bate-papo com egressos dos BIs, sobre CPL e carreira acadêmica, nas salas 404, 406, 407 e 408 do PAF 5

.: 18h às 18:30h: Ainda ficou com aquela dúvida? — Pode chegar no vão da nova sede do IHAC para um tira dúvidas geral

.: 18:30h às 20h: Transição BI – CPL — Uma conversa com Letícia Marques (IHAC) e Nancy Vieira (PROGRAD) no vão da nova sede do IHAC

Dia 17/08 (quinta)

.: 15h às 17h:

Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) — Sala 404 do PAF 5, com condução do grupo TCI do SMURB. A Roda TCI  é um espaço de acolhimento e de partilha de sentimentos e experiências de vida, a partir de uma metodologia própria, que busca resgatar e promover o senso de coletividade e de comunidade, colaborando para a promoção da saúde numa perspectiva integral.

Oficina Liberdade: qual é a sua história? — Sala 103 do PAF 5, com condução de Cíntia Guedes (CDH/IHAC). Oficina para ativar a escuta de memórias e fabular modos de habitar a universidade em estado de liberdade. Usar roupas leves.

Oficina de Biodança — Sala 102 do PAF 5, condução de Hilda Nascimento e Eliana Fonseca, fundadoras do Biocentrum. Prática de Biodança (a dança da vida) com o objetivo de saudar o retorno às atividades regulares do IHAC, tomando por inspiração a direção NORTE (maturidade, controle x domínio, prudência e temperança) e suas qualidades ancestrais, enquanto elementos poéticos para inspiração das consignas. Usar roupas leves.

*Essas ações serão simultâneas. Para participar, é necessário fazer inscrições prévias em uma delas.

.: 17h às 18:30h: (A CONFIRMAR) UFBA sua linda, como fortalecer nosso amor? — Conversa com a PROAE, PROEXT e PSIU no vão aberto

.: 19h às 21h: Mostra de cinema: Direitos Humanos – de quem e para quê? — Exibição e debate no auditório do PAF 5. Moradia, ancestralidade e direito à memória são algumas das temáticas abordadas pelos seis curtas da mostra Direitos Humanos – de quem e para quê? A exibição será seguida de debate com _s jovens realizador_s baian_s que participam da mostra. A mostra é  uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos do IHAC em parceria com a comissão do IHAC Presente.

Curtas que serão exibidos:

OCUPAÇÃO CARLOS MARIGHELLA: SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA
08′, DOC, 2022
Dir: Marcela Magalhães e Matheus Rocha

ESCADAS
9′, FIC, 2021
Dir: Matheus Rocha

TRAVESSIA
5′, DOC, 2017
Dir: Safira Moreira

PROCURA-SE BIXAS PRETAS
25’, DOC, P&B, 2022
Dir: VINÍCIUS ELIZIÁRIO

RETORNO
2’’2”, DOC, 2020
Dir: NETO ASTÉRIO

EQUILÍBRIO
11′ , DOC/FIC, 2020
Dir: Olinda Muniz

Dia 18/08 (sexta) – Festival Teia Viva

.: 16h às 20h:

Teia Viva: Conecte-se com o BI — Festival de atividades simultâneas para celebrar os discentes dos BIs e suas criações artísticas.

Arte por um fio – Exposição de artes visuais e instalações na galeria do prédio novo do IHAC, de 15 à 18/08. Poderão ser inscritos: pintura, desenho, gravuras, poemas, esculturas, cerâmicas, instalação, etc. O artista será responsável pelo transporte de sua obra até o prédio do IHAC e pela participação na montagem e desmontagem da exposição, que será feita em conjunto com monitores do evento.

Feirinha de artistas — Espaço para artistas e empreendedores exporem e venderem seus produtos

Show — Início: 18:00 –– Apresentações diversas de artistas universitários e egressos dos BIs

IHAC sou eu — A atividade consiste na projeção de imagens e vídeos curtos (sem som) na fachada do prédio do IHAC. Essas imagens são livres e passaram pelo mínimo de curadoria, buscando apenas não ferir os direitos humanos e manter a classificação indicativa livre. A intenção é incentivar a ocupação do prédio e mostrar as várias maneiras que nós, estudantes, vivenciamos  o IHAC, tanto em sala de aula, como no dia a dia e em nossas produções artísticas e celebrações. Tanto nos dias de luta, como nos dias de comemoração. O espaço também é livre para exposições de artes digitais.