Pós-cultura isenta comprovação de proficiência em língua estrangeira para pessoas indígenas e de comunidades tradicionais afrodescendentes

Foto de elenice.castro

O colegiado do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia, aprovou um adendo ao edital 03/2022, de seleção de discentes para ingresso em 2023, que visa reconhecer as línguas de candidatos/as indígenas ou de comunidades afrodescendentes.

O adendo ao edital diz o seguinte: "Os/as candidatos/as indígenas, ou de comunidades tradicionais afrodescendentes, serão isentos/as de comprovar proficiência em uma língua estrangeira, desde que apresentem uma declaração da comunidade de origem como sendo falante da sua língua ou guardiã da memória e/ou da herança da língua ou de línguas em processos de retomada, mediante aprovação da comissão de seleção."

A reunião do colegiado contou com a participação das indígenas Anari Braz e Arissana Braz, do povo Pataxó, que destacaram a importância da proposta, apresentada ao colegiado pelo professor Felipe Milanez. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Mairores informações poderão ser verificadas na seção de Editais Publicados, através do link: https://poscultura.ufba.br/sites/poscultura.ufba.br/files/adendo_edital-... ou no arquivo anexo.