Pós-Cultura recebe visita de professora Lúcia Sá, da Universidade de Manchester

Entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro de 2023 o Pós-Cultura recebe a visita da professora titular da Universidade de Manchester, Lúcia Sá, como parte das ações de internacionalização do programa financiadas pelo CAPES PrInt. Lúcia Sá irá desenvolver diversas atividades no programa em sua estadia, com participação no curso de Seminários Avançados, aula no curso de Teorias da Cultura II, e uma conferência no dia com o tema de “Manifestações estéticas da floresta” – evento que será co-organizado com outros programas de pós-graduação da UFBA. Além disso, a professora irá participar de reuniões com grupos de pesquisa e estará à disposição para leituras e análises de projetos de pesquisadores do Pós-Cultura.

Lúcia Sá é Professora Titular de Estudos Brasileiros na University of Manchester, Reino Unido. É autora de Literaturas da Floresta: Textos Amazônicos e Cultura Latino-Americana (EdUerj: 2012) e de vários artigos sobre culturas indígenas amazônicas. Foi pesquisadora principal do projeto “Racismo e anti-racismo no Brasil: o caso dos povos indígenas”  (Arts and Humanities Research Council: 2017-2018), em parceria com o professor Felipe Milanez, do Pós-Cultura/UFBA, e o filosofo e líder indígena Ailton Krenak, do Centro de Cultura Indígena. Atualmente é co-pesquisadora do projeto “Culturas de Anti-Racismo na América Latina”, também financiado pelo Arts and Humanities Research Council, em uma rede internacional que integra, além da Universidade de Manchester, a UFBA, a Universidad Nacional da Colombia e a Universidad Nacional de San Martin, na Argentina.

Lúcia Sá esteve na UFBA em novembro de 2022 por ocasião da re-ocupação de Arte Indígena Antirracista em Salvador, evento patrocinado pelo projeto CARLA. O principal destaque foi a exposição Hãhãw: Arte Indígena Antirracista, no Museu de Arte Sacra, que nesse final de semana vai abrir sua segunda itinerância no Centro Cultural do Cariri, no Ceará, após ter sido exibida no Museu da Imagem e do Som do Ceará (entre agosto e outubro). Uma versão impressa da exposição circula por aldeias indígenas no nordeste. Além da exposição, foram realizadas também como atividades da ocupação uma mostra de cinema na Saladearte e um debate junto da Academia de Letras da Bahia. Ocatálogo da exposição e da reocupação será publicado pela EDUFBA no primeiro semestre de 2024 – junto do livro dos debates do projeto Racismo e Antirracismo no Brasil: o caso dos povos indígenas.

Seu trabalho sobre a “literatura da floresta”, desenvolvido em sua tese de doutoramento na Universidade de Indiana, é um marco nos estudos críticos de literatura, e a conferência principal de Lúcia Sá irá revisitar sua trajetória após o seu envolvimento, nos últimos sete anos com as artes indígenas.

Confirma abaixo a agenda da professora Lúcia Sá no Pós-Cultura

Quinta-feira, 26 de outubro, 8:50hs, sala 111 do PAF 3
Participação na aula de Seminários Avançados

Segunda-feira, 30 de outubro, 14:00hs, auditório do PAF 3
Palestra e aula aberta "Arte e literatura indígena antirracista"
Com professor Felipe Milanez para o curso Teorias da Cultura 2, coordenado pelo professor Mauricio Matos. O tema desta aula é baseado nos resultados do projeto de pesquisa CARLA, Culturas de Antirracismo na América Latina, e Racismo e Antirracismo no Brasil: O Caso dos Povos Indígenas, cujos livros sairão publicados pela EDUFBA no primeiro semestre de 2024.

Quarta-feira, 08 de novembro, 9:00hs, Auditório do CRH (em São Lázaro)
"Manifestações estéticas da floresta"
Comentários Profa. Maria Rosário de Carvalho
Evento co-organizado por Pós-Cultura, PPGCS, PPGAS, PPGLitCult, PINEB e NUCLEAR.